quinta-feira, 9 de junho de 2011

Técnicas de DOWNHILL - Por Fábio Santos

Downhill é uma modalidade do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. As bikes usadas neste esporte têm um quadro muito rigido e pneus muito largos de modo a aderirem o melhor possível ao piso. Têm suspensão traseira e dianteira de modo a absorver os impactos do terreno irregular e saltos que têm de atravessar durante o percurso.

Neste esporte é necessário muita técnica em descidas, saltos e terrenos irregulares assim como uma elevada velocidade de reação e capacidade de concentração.

Aconteceu no dia 21 e 22 de maio na cidade de Nova Trento a 17 km de Brusque,  a segunda etapa do Campeonato Catarinense de Downhill da FCMTB – Fed. Catarinense de Mountain Bike. Mais de 150 atletas se fizeram presentes, alguns do Paraná e Rio Grande do Sul.

Nosso representante nessa modalidade, Fábio Santos (Estiva / Biagon&Renagon) , concorreu na categoria Master ( 30 a 39 anos), categoria que terá o Campeonato Mundial sediado em Bal. Camboriú no mês de Julho. De acordo com Fábio, a semana que antecedeu a competição foi de muita chuva e o fim de semana com sol, porém não foi suficiente pra secar a pista, que estava muito “elameada”.

No domingo após descer a pista uma única vez para reconhecimento do trajeto e também aquecer, fez a semi-final as 10:42 da manhã. No trajeto tomou em tombo para não colidir com outro atleta que estava parado na pista, com problemas, em um lugar perigoso e veloz.

Já na parte da tarde, na final, a história foi diferente. “Estava descendo determinado a ganhar, fiz uma descida redonda, sem erros e muito rápido. Mas a 200mts da chegada quebra a corrente, ai terminei a descida só no embalo” comenta Fábio, que mesmo sem corrente e perdendo muito tempo, conseguiu garantir o 3° lugar.


“Agora é treinar e me preparar para a Copa SC de MTB, prévia do Mundial e para o dito Mundial, ambos em Bal. Camboriú e também o Brasileiro no fim de Julho”.

Atualmente Fábio treina no Morro da Cruz, centro de São Francisco do Sul e quando é possível em algumas pistas do Estadual ( Bal. Camboriú, Jaragua do Sul, e Schroeder).

Um comentário:

  1. Parabéns ao Campeão Fábio por representar São Francisco em um evento esportivo.

    ResponderExcluir

Comente