quinta-feira, 22 de março de 2012

Pedalando por Mafra - Dica de roteiro aos cicloturistas!

Texto de Gustavo Gamper

Nesse último final de semana, dia 18/03, fui convidado pelo meu caro amigo Roberto Scholze para participar de um evento na cidade de Mafra, planalto norte catarinense, em um evento chamado "3º Bike Tour - Mafra". Essencialmente seria um percurso de 30 km pelas estradas rurais do município.
O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Mafra e reuniu mais de 200 ciclistas, entre profissionais, amadores e "eventuais". O evento foi muito bem organizado, tinha carro batedor e a equipe da Secretaria de Esportes parava o grupo em tempos regulares para realizar a hidratação. Dentre os ciclistas haviam crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos com muita disposição e vontade de pedalar.
Ponto de partida em frente à loja Maxcar, no trevo de Mafra
Saímos do ponto de partida por volta das 8 e meia da manhã e seguimos estrada adentro, acompanhados pelo carro madrinha, uma viatura da Polícia Militar, uma ambulância do Corpo de Bombeiros para aqueles que não se sentissem bem e um ônibus escolar, que carregou a turma que não conseguisse de alguma forma completar o percurso.
A princípio, eu achei que seria um percurso simples, porém contava com alguns aclives de média inclinação porém longos e com muitos pedregulhos. Quem não tinha a "manha" acabou ficando para trás, pois a bicicleta escorregava e acabou sendo mais seguro para esses atletas empurrar a bike.
Se nas subidas haviam pedregulhos, nas descidas haviam muito mais! Porém a equipe de apoio fez questão de segurar o pelotão, guiando o carro madrinha de forma lenta, para que todos pudessem pedalar com segurança e chegarem inteiros em casa!
Entre subidas e descidas, me deparo com um senhor de 82 anos, o qual não me recordo o nome, que me contou que pedala desde criança e nunca parou.... e mostrava uma saúde muito melhor que da mulecada... enquanto os jovens desciam para empurrar as bikes, esse senhor subia pedalando e rebocando a galera e tirando um sarrinho ainda!
Velho conhecido da turma do ciclismo de São Chico, amigo Fred.
Conheci também um pessoal da cidade de Canoinhas, que pedalavam sempre em grupo e "fugiam" de casa todos os domingos pela manhã!
Atravessamos durante vários quilômetros por paisagens de campo aberto e casas antigas que remetiam aos tempos do contestado... fomos aprendendo um pouco da história de Santa Catarina também.
Grupo de Canoinhas que encontrei pedalando por lá.
Quando chegamos no Km 26 + ou -, foi realizada uma parada para um delicioso café colonial... Foi nesse momento que recuperamos todas as calorias da pedalada... também pudera, pão caseiro, salame da colônia, doces caseiros... tudo de bom. Ainda bem que a pedalada já estava no fim, pois saímos de lá quadrados!
Chegamos ao final do passeio por volta das 13 horas. 30 Km em quase cinco horas, podemos sim considerar que foi um simples passeio, mas foi mais uma experiência maravilhosa que só o ciclismo pode proporcionar, conhecendo pessoas novas que gostam das mesmas coisas e a amizade sempre fica.
Saí de lá com uma lembrança especial da Prefeitura de Mafra, por eu ser um dos únicos participantes de outra cidade e com um compromisso pessoal com a galera de realizar algo do tipo aqui em São Chico e convidar todo mundo pra descer a serra!

Amigo Roberto Scholze e sua namorada (esposa) Alessandra.
Casal nota 10!!!
Deixo aqui meu relato desse passeio e um agradecimento especial ao meu amigo Roberto Scholze e sua família por ter me convidado para esse evento e ter me recebido em casa durante esse fim de semana!


Ainda recebi um "prêmio", junto com a galera de Canoinhas, por estarmos prestigiando o evento, mesmo morando a alguns quilômetros dali!

 
E bora pedalar...

Um comentário:

  1. Gustavo, fico orgulhoso de fazer parte desta turma. Parabéns pelo desprendimento e entusiasmo.

    Ainda não aceito sua recusa em participar do desafio de 100 Km de Floripa.

    Abraço

    Fábio Vieira

    ResponderExcluir

Comente