terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como evitar constrangimentos com roubo de bicileta

Bicicletário em terminal de ônibus de Joinville - SC
   Atualmente fala-se muito em mobilidade no trânsito e vida saudável. E a bicicleta surge no contexto de facilitar a locomoção sem gerar qualquer tipo de poluição e proporcionando uma excelente qualidade de vida aos seus usuários. É possível pedalar cerca de Km 1,6 mil com a mesma energia gerada pela combustão de 1 litro de gasolina, porém ser qualquer tipo de poluição.
  Enfim, com a "repopularização" da bicicleta, aumentam-se o número de roubos desses meios. Por isso fizemos um levantamento em diversas mídias e somadas as nossas experiências, seguem nossas dicas para evitar o roubo e tentar recuperar a bike após o incidente.

1º PASSO: APÓS A COMPRA

Assim que levar a bicicleta pra casa, tome imediatamente as seguintes atitudes:


  • Anote o número do quadro. Esse geralmente está marcado abaixo do suporte do selim ou nas proximidades do pedivela. Procure também próximo ao guidão. Enfim, anote esse número e guarde cuidadosamente junto com a nota fiscal.
  • Caso tenha comprado a bike usada, peça a nota fiscal original para o proprietário anterior.
  • Havendo ou não a nota fiscal, tire diversas fotos da bike. Tire inclusive fotos suas com ela. E a cada peça instalada, tire novamente as fotos. Isso ajudará a identificar a bicicleta se ela for roubada.


2º PASSO: DURANTE O USO



Sempre tranque o máximo de peças possíveis, principalmente o quadro

  • Procure utilizar sempre bicicletários para guardar sua bicicleta. Evite o velho hábito de prender apenas a roda dianteira ao bicicletário, procure trancar o quadro nos mesmos, já que as rodas são fáceis de se retirar.
  • Nunca deixe sua bicicleta em qualquer lugar sem cadeado! 
  • Se sua bicicleta for de algum modelo mais caro, procure evitar andar sozinho em locais conhecidos por violência, principalmente durante a noite, quando há menos movimento.

3º PASSO: ROUBARAM MINHA BIKE!


A partir desse ponto a coisa começa a se complicar. Alguns modelos mais populares, por exemplo as "barras", possuem quadros muito parecidos, dificultando sua identificação. Além do fato de que logo após o roubo, o meliante irá descaracterizar completamente a bike, inclusive raspando o chassi. Porém ainda há uma esperança, seguindo os passos a seguir:

Você foi roubado! Então registre um boletim de ocorrência, o famoso B.O., na delegacia mais próxima (ou via internet). Não esqueça de incluir no B.O. o número do quadro, o modelo da bicicleta e a cor predominante. Caso encontre a bicicleta futuramente, esta pode estar nas mãos de outra pessoa que não teve nada a ver com o furto, e toda e qualquer informação será importante para evitar constrangimentos.
bicicletário da FURB - Blumenau - SC
Tente avisar nas lojas de sua cidade que sua bicicleta foi roubada e repasse todas as informações que você possui da bicicleta, inclusive fotos, para uma futura identificação. No caso de bicicletas mais caras, isso o ajudará a encontrar sua bicicleta rapidamente.
Existem municípios que possuem cadastro para bikes roubadas. Entre no site www.bicicletasroubadas.com.br e registre todas as informações que você possui da sua bike. Outros usuários poderão ajudar a localizar a bicicleta.



As dicas que expusemos aqui ajudam a evitar roubos e a recuperar o bem perdido, porém não é a solução dos problemas. Por via das dúvidas, use sempre corrente na magrela!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente