sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Amigos de Massaranduba viajam 1,5 mil quilômetros de bicicleta

Aventura de Nelson e Giovanni começou no Norte de SC e terminou em Montevidéu, no Uruguai


Uma aventura em duas rodas e incontáveis pedaladas. Os amigos de Massaranduba Nelson Dornbusch, 55 anos, e Giovanni Luiz Basso, 39 anos, percorreram mais de 1,5 mil quilômetros de bicicleta durante 15 dias nas férias de julho. A viagem começou na cidade natal dos ciclistas e terminou em Montevidéu, no Uruguai. A programação da aventura levou seis meses e incluiu o traçado de um roteiro e muito preparo físico.

Desta vez, os dois saíram de Massaranduba no dia 14 de julho e retornarnaram de carro, de Montevidéu, com as mulheres, no dia 30. O percurso foi feito pela BR-101 até Torres (RS), seguindo pela Estrada do Mar, pela reserva do Taim até a reserva de Chuí, que faz fronteira com o Uruguai. No país vizinho, os ciclistas viajaram outros 360 quilômetros até chegarem ao destino final.

Nelson, que é empresário em Jaraguá do Sul, explica que a programação previa viajar 120 quilômetros por dia.

— Acordávamos às 6 horas, tomávamos café e, às 7 horas, estávamos na estrada. Pedalávamos até uma nova cidade programada para a parada, onde ficávamos por 10 ou 12 horas em algum hotel. Geralmente, às 22 horas, já estávamos dormindo —, lembra o aventureiro.

No 11º e no 12º dias da viagem, os aventureiros precisaram dormir ao relento, pois a cidade mais próxima ficava a 240 quilômetros da reserva do Taim.

— Não fomos preparados para acampar. Compramos uma barraca na parada que fizemos antes, mas nem conseguimos dormir nela, de tão frio que era dentro. Não levamos sacos de dormir. Carregávamos mais de 20 quilos de bagagem em cada bicicleta —, comenta Giovanni.

Segundo eles, a maior dificuldade não foram as noites maldormidas, mas chuva torrencial e muito frio enfrentados em Torres, o que se tornou a pior parte da viagem.

Nas cidades seguintes, pegamos vento forte, o que tornava difícil cada pedalada. O pior era o frio nas mãos e na ponta da orelha —, lembra Nelson.

Nas cidades que paravam, os aventureinos viravam atração.

— Tinha quatro jovens fazendo um percurso parecido de bicicleta, eles eram de Araranguá e todos queriam conversar com a gente —, conta Nelson.

Passeios viraram viagens
Nelson e Giovanni são amigos há pouco mais de seis anos. Foi para manter a forma que Nelson, enjoado das caminhadas, comprou uma mountain bike. Como só pedalar pela região não o contentava, o empresário convidou o amigo e policial militar Giovanni para ir até Barra Velha com uma bicicleta emprestada.

— Após esse trajeto, precisei comprar a minha bicicleta e passamos a pedalar pelo menos 70 quilômetros cada vez —, lembra Giovanni.

A próxima viagem será no ano que vem. A dupla começará a aventura em Montevidéu, no Uruguai, e termina em Valparaíso, no Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente