terça-feira, 28 de agosto de 2012

Elas são as Belas da Bike

Grupo de amigas de Joinville criou grupo que incentiva mulheres a participar de passeios de bicicleta


Desde fevereiro um grupo de amigas decidiu incentivar as mulheres a andarem de bicicleta. Foi assim que nasceu o As Belas da Bike. Uma vez por mês, elas se encontram para pedalar pela região e colocar o papo em dia. A próxima pedalada está marcada para 15 de setembro. O ponto será no Sesc, a partir das 13h45.
As Belas participavam de outros grupos de pedal da cidade e fazem parte do movimento Pedala Joinville. Mas perceberam que havia pouca participação feminina nos grupos, principalmente porque os homens pedalam muito forte e fazem percursos mais longos.
Elas criaram um grupo no Facebook para trocar ideias. É pela rede social que elas marcam os encontros, definem os trajetos e incentivam outras mulheres a pedalarem. Atualmente o grupo tem 172 membros, mas menos de 15 participam das pedaladas.
“Definimos a programação com antecedência para as pessoas poderem se planejar. Ali (no Facebook) colocamos quantos quilômetros vamos pedalar”, disse Tammy Reis, 28, uma das fundadoras do grupo.
As Belas costumam pedalar na área rural de Joinville para fugir do trânsito pesado do Centro. “A maior dificuldade de pedalar em Joinville é o trânsito. São poucas as ciclovias e falta respeito dos motoristas, por isso, vamos para a área rural que é mais tranquilo”, explicou Tammy.
Além de ser um momento de integração para as mulheres, os encontros também servem como incentivo para prática de exercício físico. “Qualquer uma pode pedalar com a gente, mas quem não tem um preparo físico vai sentir um pouco mais. Por isso elas acabam buscando a atividade física”, comentou Luciane Pontillo, 40.
O grupo realizou sete pedais desde fevereiro e já começa a colecionar histórias como errar o caminho e pedalar mais do que o previsto. “Era para fazermos um percurso de 60 quilômetros ali pela região do Poço Grande (entre Joinville e Guaramirim) e nos perdemos e acabamos fazendo dez quilômetros a mais”, contou Tammy.
Vila da Glória
O pedal feito até a Vila da Glória, em São Francisco do Sul, é considerado pelas Belas o mais agradável até agora. Além de curtirem a paisagem da baía Babitonga, elas apreciaram a gastronomia local. “Pedalamos até os restaurantes e depois almoçamos lá. O dia estava muito agradável”, recorda Tammy.
Para participar do As Belas da Bike as meninas exigem apenas que a pessoa tenha equipamentos básicos de segurança como: capacete, luva e óculo. A bicicleta tem que ter proteção, luzes de segurança, bomba de encher pneu, chave de roda e câmara reserva. “Também não pode faltar a garrafa d´água”, aconselhou Tammy. Quem quiser conhecer mais sobre o grupo pode acessar a página https://www.facebook.com/groups/368430139847514/.

Fonte: ND Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente