quarta-feira, 16 de novembro de 2011

"Casal 20" percorre 300 quilômetros no Circuito vale Europeu


Rose e Cido
 O esporte é estimulante e quanto mais se pratica mais a pessoa fica estimulada a superar seus limites. E esta superação encontra lugar certo em circuitos turísticos que envolvem o esporte e o lazer. No último domingo, o conhecido Casal 20, formado por Aparecido Joaquim Mendes, de 42 anos, e Rosemary França Gonzales, de 41 anos, rumaram para Santa Catarina, às 5h da manhã, para superar o desafio de percorrer 300 quilômetros, em sete dias, do Circuito Vale Europeu, que se situa naquele estado brasileiro. O percurso será feito de bicicleta modelo mountain-bike. Cido e Rose são marido e mulher e um dos principais incentivadores do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo em Sorocaba. Com frequência, realizam passeios ciclísticos solidários na cidade, com o objetivo de ajudar entidades assistenciais. Dessa vez, vão por conta própria e como esportistas do cicloturismo.

O desafio começa em Timbó, Santa Catarina. Para chegar à cidade catarinense, colocaram as bikes em dois carros e seguiram viagem. Setecentos quilômetros de estrada, com algumas paradas. De Timbó em diante, somente bicicleta. O casal viajou acompanhado de dois amigos, Nelson e Otoniel, e iniciaram o percurso ontem, logo na primeira hora da manhã. "Nós gostamos de fazer essas trilhas para conhecer os lugares e depois divulgá-los aqui na cidade. Além disso, levamos o nome de Sorocaba com a gente", afirma Cido. Eles devem ficar no Circuito Vale Europeu até o próximo domingo, quando retornam para Sorocaba. Ao longo da semana, manterão contato com a rádio Cruzeiro FM (92,3 mHz), todos os dias, para divulgar o diário de bordo. Deverão comentar sobre a viagem no horário do programa esportivo da rádio, das 19h às 20h, de segunda a sexta-feira.


Vale Europeu
Primeiro roteiro no Brasil projetado para ser percorrido de bicicleta, o Circuito Vale Europeu foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu. Com início e término na cidade de Timbó (SC), a cerca de 30 km de Blumenau, o circuito é dividido em trechos com subidas e descidas, que acompanham o vale dos rios, retornando sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. Em razão dessas características de relevo, o percurso pode ser feito por pessoas que possuem condicionamento físico razoável e que têm certa experiência com bicicleta. Não é o caso do Casal 20 que já pedala longas distâncias há cinco anos. "Nós trocamos quase 100% o carro pela bicicleta e fazemos praticamente tudo de bike", comenta Rose.

Esta é a primeira vez que eles vão fazer esse circuito e a principal empolgação de Rose está nos trechos altos, onde há represas, inclusive a famosa Cachoeira do Zinco. As represas ficam a cerca de 700 metros de altitude. É uma região um pouco mais isolada, onde a natureza está muito presente. São frequentes os trechos em que a estradinha estreita embrenha-se na mata e permite que o cicloturista fique muito próximo dos pássaros e de outros pequenos animais. Por ter recebido muitos imigrantes alemães e italianos, a região ainda traz hábitos e tradições daquela cultura que são fortemente manifestados ao longo do circuito. Aspectos da arquitetura, gastronomia, música e esportes são facilmente percebidos pelos turistas. Durante o passeio, os cicloturistas sorocabanos terão a oportunidade de observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, e ainda poderão provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana.


Sem parar
O Casal 20 e seus amigos apreciarão esses bons momentos. Estão preparados com tudo aquilo que é necessário levar na bicicleta: água gelada na bag camel (trata-se de uma bolsa térmica na qual se mantém gelada a água para o consumo do ciclista, que a suga por meio de uma mangueirinha), bolsas com reparos e câmeras extras, barras de cereal e proteína em geleia para aguentar o pique do dia. "A gente não vai parar para almoçar, vamos tomar um café da manhã reforçado e nos alimentaremos com esses suprimentos e, à noite, jantaremos", conta Rose, destacando que se pararem para almoçar a barriga vai pesar: "Aí, a gente não vai render nada", diverte-se. Para o desafio catarinense, receberam o apoio da cervejaria Burgman, Padaria Santa Rosália, Luana Autoposto, Merida, LM Bikes e Decathlon.

CTRL C + CTRL V do http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=343786

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente