quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Não basta fazer a ciclovia ou ciclofaixa, é preciso respeitá-la.

Sem manutenção, ciclovias e ciclofaixas não garantem segurança aos ciclistas de Florianópolis

Ainda assim, pesquisa aponta que 70% dos entrevistados gostaria de usar bicicleta



A manutenção precária dos 37 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas de Florianópolis e a falta de respeito por parte dos motoristas dificultam a vida dos ciclistas na Capital. Apontadas como uma boa solução para o caos no trânsito, muitas vezes as bicicletas são obrigadas a dividir seu espaço com outros veículos, o que torna o meio de transporte inseguro.

— As vias urbanas estão com os carros muito rápidos, isso afugenta as pessoas, que têm medo de andar com certa dose de razão. Hoje mesmo eu vim andando, as pessoas não respeitam, passam muito rápido, passam perto, então, nós temos que ter esse respeito — ressalta o presidente da Viaciclo, Daniel Costa.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto MAPA em parceria com o Grupo RBS identificou que 70% dos entrevistados estariam dispostos a utilizar a bicicleta para se locomover todos os dias. 19% disseram que não fariam essa opção e os outros 11% nunca andaram de bicicleta, já a utilizam ou não souberam dizer.

— E 70% das pessoas querem andar de bicicleta, nós temos que dar condições com ciclovias e ciclofaixas. A manutenção e a limpeza delas é fundamental — complementa Costa.

Ainda de acordo com a pesquisa, do universo de entrevistados, 55% das pessoas utilizaria a bicicleta pela rapidez que ela representa em relação a outros meios de transporte, 53% por ser mais saudável, 36% por achar mais acessível, 14% por considerar mais simples e apenas 11% por que a bicicleta é a sua única opção.

Uma proposta da prefeitura pretende aumentar a infraestrutura cicloviária de Florianópolis e criar estações de aluguel de bicicletas em vários pontos da cidade. O projeto prevê a ligação dos bairros Agronômica, Trindade, Córrego Grande e Itacorubi. Serão 111 estações com quase 1400 bicicletas para serem alugadas pelos usuários.

Nos próximos meses a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também tem um projeto para iniciar a implantação de um sistema cicloviário dentro do campus. A estação das bicicletas ficará ao lado da biblioteca central e oferecerá 250 para incentivar os estudantes.

Publicado no: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3578934.xml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente