quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Idosas vão aprender a pedalar para combater o sedentarismo

POR GARDÊNIA CAVALCANTI

Rio - Na última sexta , 25/11, aproximadamente 13 idosos, com faixa etária entre 60 e 90 anos, realizaram o sonho de aprender a andar de bicicleta. Uma das alunas mais animadas é Maria da Silva, de 90 anos. Ela conta que estava com receio de cair, mas que a vontade de aprender supera o medo.


“Nessa idade eu não posso mais correr o risco de um tombo, mas quando eu soube que as bicicletas têm rodinhas, cheguei à conclusão que não poderia perder a oportunidade. É agora ou nunca!”

Outra iniciante em duas rodas, Alaíde da Silva, de 65 anos, revela que alimenta esse desejo desde a juventude, numa época em que a mulher não podia se render a certos prazeres considerados masculinos. “Eu e meus colegas estamos muito empolgados com a oportunidade de aprender a pedalar. Na minha época, uma mocinha pedalando não era bem vista pelos rapazes. No dia da aula, nós seremos maioria, 12 mulheres contra um homem.”

A proprietária da empresa responsável pelo projeto, Alzira Lima, explica que os idosos terão tratamento diferenciado por causa da saúde. “Alguns apresentam problemas crônicos como hipertensão, diabetes e tabagismo. Por esse motivo, as aulas serão adaptadas ao ritmo de cada um e terão acompanhamento de uma enfermeira, garantindo o principal objetivo que é fazer com que eles se sintam realizados e felizes com a nova conquista.”

A assistente social da Associação Beneficente Amparo Feminino, Ana Clea Aguiar, diz que a expectativa é que a atividade seja um estímulo para a prática de exercícios. “Um dos grandes problemas encontrados na Terceira Idade é o sedentarismo. Acreditamos que as aulas de bicicleta serão um incentivo para que eles continuem a buscar formas alternativas de movimentar o corpo, com saúde e segurança.”

Extraído de: http://odia.ig.com.br/portal/mulher/html/2011/11/idosas_vao_aprender_a_pedalar_para_combater_o_sedentarismo_209499.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente