segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Desafio Intermodal em Joinville é vencido pela bike



A bicicleta pedalada por um triatleta amador foi o veículo mais rápido (15 minutos) no primeiro Desafio Intermodal de Joinville, realizado no fim da tarde desta sexta nos cerca de seis quilômetros que separam a UFSC, no bairro Santo Antônio, da Estação da Memória, no Bucarein.

A moto foi a segunda colocada e fez o trajeto em 17 minutos. Bicicletas pedaladas por ciclistas urbanos, sem o fôlego do triatleta, chegaram pouco depois (19 minutos). Um pedestre corredor foi o terceiro colocado, com o tempo de 30 minutos. Em quarto, o carro chegou um minuto depois, com tempo de 31 minutos.

Ônibus e táxi empataram em 38 minutos, ambos usando os corredores de ônibus (lei municipal autoriza o tráfego de táxis nas faixas exclusivas). A diferença ficou no preço: enquanto a passagem custo R$ 2,8, a corrida saiu por R$ 20. Pedestres fizeram o trajeto em 1h05.

Falta de ciclovias e de calçadas adequadas foram as dificuldades apontadas por ciclistas e pedestres. O congestionamento de carros, principalmente na parte mais central da rua Blumenau, foi a dificuldade para os veículos motorizados. A iniciativa foi do Ittran com o curso de engenharia de mobilidade da UFSC, companhias de ônibus e equipes de ciclistas e corredores.

ctrl c + ctrl v do Jornal A Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente