quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Penha recebe etapa da Copa Brasil de Paraciclismo neste final de semana


Cerca de 170 paratletas participam neste final de semana, 20 a 22, da 3ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, Troféu João Schwindt, evento que acontece em Penha. Em um trajeto de 2,9 quilômetros na Rodovia Transbeto, os principais nomes da competição se dividirão em categorias em busca de um lugar no pódio na penúltima etapa da competição nacional.
A última reunião da organização confirmou a realização da competição mesmo diante de chuva, já que a previsão meteorológica indica para tal.
— Já há forte movimento na rede hoteleira de Penha, com alguns hotéis já lotados, e eles (organização), afirmaram que o evento está garantido — disse o secretário de Turismo, Valdir José Mafra Junior.
Após visitar os estados de São Paulo e Paraná, os principais competidores do Brasil chegam à cidade.
— Para nós é uma honra receber uma competição desta grandiosidade avalizada pelos órgãos nacionais do esporte — disse o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes
A programação do evento começa na manhã de sexta-feira com a realização de três palestras motivacionais em escolas municipais de Penha. Dois paratletas (1º e 3º mundiais) irão conversar com os alunos das Escolas Básicas Municipais Rubens João de Souza, João Batista da Cruz e João Antônio Pinto.
— Esses atletas são exemplos de perseverança e vitória no esporte e nada vida. Suas palavras são muito importantes para crianças em fase educacional, já que serão palavras motivacionais — acredita o secretário de Educação, Misael Cordeiro.
No sábado, das 8h às 12h, os competidores de sete categorias se reúnem na Transbeto para a prova. O formato da competição será o mesmo realizado na temporada passada, com todas as etapas sendo divididas em duas fases: primeiro é disputada uma prova de contra-relógio individual, e na sequência, uma prova de resistência. No domingo, 22, em frente ao parque Beto Carrero World, das 8h às 12h, acontece a premiação.
A prefeitura vai envolver as secretarias de Planejamento, Turismo, Esporte e Educação, além do setor municipal de Trânsito, para que a competição tenha total êxito.
Este ano, a Copa Brasil de Paraciclismo estará homenageando o ciclista paralímpico João Schwindt, atual campeão brasileiro, que faleceu em 2012, em um acidente de moto.
Categorias
LC — Locomotor Cycling (Pessoas com dificuldade de locomoção)
LC1 — Atletas com pequeno prejuízo em função da deficiência, normalmente nos membros superiores.
LC2 — Atletas com prejuízo físico em uma das pernas, permitindo o uso de prótese para competição.
LC3 — Atletas que pedalam com apenas uma perna e não podem utilizar próteses.
LC4 — Atletas com maior grau de deficiência, normalmente amputação em um membro superior e um inferior.
Tandem — Para ciclistas com deficiência visual (B1, B2 e B3). A bicicleta tem dois assentos e ambos ocupantes pedalam em sintonia. Na frente, vai um ciclista não-deficiente visual e no banco de trás o atleta com deficiência visual.
Handbike — Para atletas paraplégicos que utilizam bicicleta especial impulsionada com as mãos.

Fonte Jornal O Sol Diário